quinta-feira, 12 de abril de 2012

Massa de Arroz com Carne e Legumes











Ingredientes
150 gr carne de vaca picada
3 novelos de massa de arroz*
2 cebolas
2 cenouras
4 dentes de alho
6 folhas de oregãos
2 tomates maduros
100 ml vinho branco
2 malaguetas
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.

Preparação
Num tacho colocar o azeite e o alho picado. Quando estiver a estalar juntar a cebola às redelas, as malaguetas e as folhas de oregãos. Quando a cebola estiver transparente juntar a cenoura ralada, os tomates cortados aos cubos e o sal. Deixar refugar durante 2 minutos e juntar a carne picada. Quando começar a secar, juntar a cerveja e deixar cozinhar uns 10 minutos. A carne cozinha rapidamente enquanto a cebola e a cenoura ainda estão durinhas tipo "al dente".
Num tacho à parte colocar água a ferver, temperada apenas com sal. Cozer a massa durante 2-3 minutos, escorrer e envolver no preparado de carne e vegetais.

Et voilà! Simples...

Bom apetite!


* Curiosidade: Qual a diferença entre a massa de trigo e a massa de arroz?
A diferença está na composição das massas: a tradicional é de farinha de trigo e ovo e a que foi usada nesta receita é de farinha de arroz e fécula de tapioca.
Esta diferença reflecte-se na composição nutricional e no valor energético: enquanto a massa de trigo tem 355 calorias por 100 gr de produto, a massa de arroz tem apenas 70 calorias para a mesma quantidade.
A massa de arroz é de origem tailandesa e é um produto sem glúten e de baixo teor calórico.
A massa de trigo tem uma origem incerta e a dúvida reside entre China, Arábia e Itália. A sua composição é mais calórica e mais rica em hidratos de carbono e fibras.

Sem comentários:

Enviar um comentário