sábado, 31 de março de 2012

Coxinhas de Caril com Arroz Selvagem











Ingredientes
4 cochas de frango sem pele
1 cebola
6 dentes de alho
1 cerveja (mini)
50 ml de natas vegetais *
4 colheres de sopa de azeite virgem
100 gr. arroz selvagem
caril, piri-piri e sal q.b.

Preparação
Num tacho pequeno colocar 2 colheres de azeite e 2 dentes de alho fatiados a aquecer. Quando o alho começar a ficar loirinho, juntar o arroz e o sal e deixá-lo começar a "estalar" para juntar água quente (quantidade de água 3/1). Manter o fogão no máximo até o arroz começar a ferver e depois passar para o mínimo até cozer.
Entretanto no wok colocar duas colheres de azeite e 4 dentes de alho laminado, a salsa, o piri-piri e o caril a gosto. Juntar a cebola às rodelas e quando começar a ficar transparente juntar as coxas de frango já sem a pele e deixar cozinhar tudo regando com cerveja.
Empratar o arroz selvagem e as coxinhas regadas com o molho de caril, ao qual entretanto se juntou 50 ml de natas vegetais * para aveludar.

Et voilà! Está pronto...

Bom apetite!




* Curiosidade: Porquê usar natas vegetais e não as natas animais tradicionais?
Tal como os óleos, devemos optar pelas natas vegetais, visto que são gorduras monoinsaturadas e não saturadas. Abaixo transcrevo uma explicação um pouco mais cientifica para que saibamos todos entender a diferença.

Lípidos ou gorduras são grandes fornecedores de energia uma vez que 1 grama de lípidos fornece 9 Kcal. São, no entanto fundamentais para o nosso organismo, porque são os "transportadores" das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e entram na constituição de diversas estruturas celulares. Existem em alimentos de origem animal e vegetal, exemplo da manteiga, banha, toucinho, natas, gema de ovo, gorduras de constituição das carnes, aves e peixe, azeite, óleos, margarinas, creme vegetais para barrar, frutos secos e alguns frutos tropicais (pêra abacate, coco). De acordo com a sua estrutura química, as gorduras dividem-se em:

» Gorduras saturadas, fazem parte da gordura de constituição das carnes, peles de aves, produtos de charcutaria e óleos parcialmente hidrogenados, que constam da lista de ingredientes de muitos produtos alimentares processados, no leite gordo e seus derivados (nata, manteiga). O seu consumo não deverá exceder os 10% do valor energético total, uma vez que este tipo de gordura está associado ao aumento do risco de doença cardiovascular, aumento do colesterol sanguíneo, principalmente do LDL "mau colesterol" e de alguns tipos de cancro.

» Gorduras monoinsaturadas, o azeite é sem dúvida o melhor exemplo. Mas também podemos encontrar estas gorduras em alimentos como os cremes vegetais para barrar, natas de soja e outros vegetais, óleo de amendoim e frutos secos. Bem toleradas pelo organismo, estas gorduras raramente originam lesões celulares pois não promovem a formação de radicais livres.

» Gorduras polinsaturadas, dada a dificuldade que tem em sintetizá-las a partir de outras substâncias, o nosso organismo tem que obter estas gorduras (ómega 6 e o ómega 3), através da alimentação. Fundamentais na resposta à infecção e na protecção contra as doenças cardiovasculares, podem encontrar-se estas gorduras nos cremes vegetais para barrar, nos óleos vegetais, peixes como o salmão ou a sardinha, legumes de cor verde escura.

2 comentários: