quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

10 Temperos que Ajudam na Perda de Peso

Tempere a sua dieta! Há várias opções de ervas e especiarias que, além de deixarem os pratos mais saborosos, aumentam o metabolismo. Também combatem a inflamação no organismo diminuindo a resistência à perda de peso. Igualmente importante, é que quando usamos estes temperos tendemos a usar menos sal, o que reduz a retenção de líquidos. Após uma pesquisa rápida e a leitura de vários artigos em sites e blogs de nutrição, fiz uma recolha dos 10 temperos que podem ajudar, e muito, na perda de peso.





1. Oregãos
Tem o poder de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos hidratos de carbono (pão, batata, pizza...), além de funcionar como um tónico digestivo. Também é antioxidante e levemente diurético. Sugestão de uso: pode ser polvilhado em massas, molhos, sopas... Também se pode adicionar nos sumos (bata 1 colher de chá de oregãos com 1 copo/200 ml de melancia) ou fazer o chá (ferva 1 copo/200 ml de água e junte 1 colher de café de oregãos. Deixe descansar por 5 minutos e coe). 




2. Pimenta-caiena 
Supera a pimenta vermelha em capsaicina - substância que sacia, aumenta o metabolismo e melhora a circulação. Ou seja, a caiena reduz a fome, acelera a queima de calorias e ajuda a eliminar toxinas. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Sugestões de uso: 1/2 colher café de pimenta-caiena em pó para temperar a salada. 



3. Anis-Estrelado 
Mesmo comendo pouco, sente o estômago pesado? O anis pode ser um aliado. Com substâncias que estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, ele aumenta a produção de saliva e os movimentos peristálticos, aliviando o peso no estômago. Sugestão de uso: prepare um chá com erva-doce, gengibre, camomila e hortelã. Coe e acrescente 1 anis-estrelado. Beba 15 minutos antes das refeições. 




4. Salsa 
Tem efeito diurético (especialmente na forma de chá), ajudando a reduzir a formação de gases e o inchaço abdominal. Ainda contém substâncias que favorecem a digestão, limpam o fígado e livram o organismo das toxinas.









5. Canela
Capaz de diminuir a fome, especialmente por doce, ajuda a consumir menos calorias ao longo do dia. Já as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias da canela melhoram o metabolismo da gordura. Também reduz os níveis de insulina - hormoma que, em excesso, aumenta a gordura abdominal. Sugestão de uso: faça uma caneca de chá de maçã com canela em pau e beba 15 minutos antes das refeições. No pequeno almoço, polvilhe 1 colher de café de canela em pó no leite magro ou no seu iogurte.


6. Gengibre
O gengibre pode saciar o apetite, ajudar na digestão, remover toxinas e elevar a temperatura do corpo para acelerar nosso metabolismo. Completo!


7. Alho e a 8. Cebola
Estes alimentos saborosos contêm fitoquímicos que quebram os depósitos de gordura e colesterol presentes no corpo. Além disso, o alho e a cebola matam vírus, bactérias e fungos, e protegem contra doenças do coração. 


9. Mostarda
Ótima ferramenta para perder de peso, uma colher de chá de mostarda pode acelerar nossa taxa metabólica em quase 25%.



10. Açafrão-da-terra
Esta especiaria com diversas utilizações culinárias possui uma cor amarelada e é obtida da raiz da planta Curcuma Longa. As suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes permitem prevenir e tratar doenças como a Alzheimer e o cancro, faz bem à pele, protege o fígado, facilita a digestão das proteínas e regula o metabolismo. A sua influência na diminuição da irrigação do tecido adiposo que permite enfraquecer as reservas de gordura, contribuindo para o emagrecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário