sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alheira de Carnes Brancas com Castanhas Salteadas






Após uma ausência longa das publicações aqui no blog, mas não da cozinha, volto hoje para vos deixar com uma delícia da época.

Ora eu que não gostava de alheiras, depois de ter provado as que a minha cunhada faz... fiquei viciada! Passo a publicidade ao Talho Correia em Perrães (Oliveira do Bairro) que tem umas carnes e enchidos fantásticos!!!
Juntando isso ao facto do nos terem oferecido uma saca cheia de castanhas, fez-me vestir o avental e testar se estes sabores são compatíveis!

Ingredientes
óleo vegetal
200 gr castanhas
2 alheiras
creme vegetal (para untar o grelhador)
sal qb

Preparação
Numa sertã verte-se o óleo vegetal até cerca de 1 cm de altura e põe-se a aquecer.
Entretanto faz-se golpes nana casca das castanhas em forma de X, lavam-se bem e secam-se.
Assim que o óleo estiver pronto para fritar, espalham-se as castanhas pela sertã e tapam-se com um testo (preferencialmente de vidro para se ir espreitando). Deixa-se fritar durante 10 minutos e depois deixa-se escorrer bem o óleo. A casca solta-se muito facilmente, daí ser muito prático.

Simultâneamente unta-se o grelhador com creme vegetal, pica-se a alheira e põe-se a grelhar. Vai-se virando para não deixar queimar nem rebentar. Estando pronta, corta-se às rodelas com uma tesoura para não esbandalhar.

Serve-se empratado, quer para entrada quer para refeição, numa noite de Outono em que chove lá fora, mas cá dentro o palpitar da lenha e um trago de jerupiga, nos mantém quentes!


Et voilà!... Que simples e prático! E delicioso também...

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário